A Etapa do Papel

Terceiro dia de ensaios para as montagens do Arte na Comunidade 3. Manhã de sol em Santos; embora anunciada pelo “Noroeste”, a chuva não veio. O calor de ontem, segundo alguns santistas, costumava ser anúncio de chuva certa. – Até o tempo mudou, diz o taxista. Segui tranquilo e sem receio de água sobre todos os meus papeis; muitos!

Gigi Fernandes atuará em Cubatão.

Gigi Fernandes atuará em Cubatão.

Sem chuva, trânsito normal, Gigi Fernandes chegou para trabalhar conosco. Ela é a atriz que estará com nosso projeto no município de Cubatão. Nas mãos, com carinho, ela segura as páginas do texto. O papel, fundamental nessa fase da montagem, contém o papel da atriz. Maravilhas da nossa língua. Páginas… papel… texto… papel… Registros dos caminhos e descaminhos de personagens.

Gigi Fernandes tem um histórico bonito. Além dos inúmeros projetos em que atuou, por aqui e em outras regiões do país, chama a atenção a TROUPE TRALHA MÉDICA. Um grupo de clowns que já percorreu diversos hospitais da região. O lema da troupe esclarece o objetivo fundamental: Sorrir é o melhor remédio.

Rogério Barsan, com o Arte na Comunidade, estará no Guarujá

Rogério Barsan, com o Arte na Comunidade 3, estará no Guarujá

Período da tarde, outro ator. Rogério Barsan segura os papeis, recorre aos mesmos para registrar informações, acrescentar intenções, esclarecer pequenos aspectos. O trabalho dele será no município do Guarujá. Trabalhar com dublagem é um sonho que o ator persegue com calma, tranquilidade.

Rogério Barsan é formado em cinema e atua como contador de histórias; educador por vocação, gosta de ter crianças por perto. Um aspecto fundamental para os profissionais que atuam no Arte da Comunidade: contribuir na formação de nossos pequenos estudantes.

A etapa do papel, em uma montagem teatral, é quando o ator, já estudando o texto, ainda depende do mesmo para realizar seu trabalho, seu papel. É uma fase bonita, dúbia, pois ao mesmo tempo em que seguram firmemente cada folha, atentos aos detalhes do texto, os atores querem soltar a página e viajar no próprio papel. É necessidade física: entrar no espaço cênico para concretizar o ofício, a profissão, o ato artístico. Deixar a folha de papel é um ato de liberdade.

“O texto ainda está no papel”, “Para fazer seu papel, o ator carece de livrar-se do texto”. Nesta fase, os cinco atores do Arte na Comunidade 3 estão ainda contidos, simbolicamente presos por algumas páginas de papel. Logo soltarão todas elas, serão donos do papel, terão amplo domínio de seus personagens. O texto que tem autor, passa a ter outro dono: o ator.

Estamos trabalhando para isto!

Patrocinados pela Alupar e Taesa e apoiados pela ELTE,

o projeto Arte na Comunidade 3 estará nas cidades de

Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Realização: Kavantan & Associados, Ministério da Cultura e

Governo Federal. Brasil – Pátria Educadora.

Publicado em 16 de julho de 2015, em Arte na comunidade 3 e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário